Articulações mais saudáveis: 7 passos preventivos

Close-up dos pés de uma mulher com dores nas articulações
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Redação Foz

As articulações estão entre as estruturas mais exigidas do corpo humano. São elas que permitem movimentos simples, como andar, e outros mais complexos, como correr ou agachar. Quando sofrem desgaste precoce, podem comprometer a mobilidade e causar dor persistente. Assim, médicos ressaltam que a prevenção é a estratégia mais eficaz para mantê-las funcionais ao longo dos anos.

De acordo com o Johns Hopkins Arthritis Center, medidas simples ajudam a reduzir riscos de problemas futuros. “Cuidados cotidianos, combinados, retardam a evolução de doenças degenerativas e reduzem a chance de osteoartrite”, diz em pesquisa sobre o tema. A orientação é adotar hábitos saudáveis o quanto antes, já que a cartilagem danificada dificilmente se regenera por completo.

Tabaco e o impacto nas articulações

Evitar o tabagismo é um dos primeiros pontos enfatizados. Para o ortopedista David C. Ayers, especialista em reconstrução articular e professor da UMass Chan Medical School, o cigarro acelera o enfraquecimento dos tecidos que dão suporte às articulações, comprometendo não apenas os pulmões, mas também músculos e ossos. “Fumar aumenta a inflamação sistêmica e dificulta a recuperação de lesões”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Praticar exercício físico com regularidade é outro passo essencial. Atividades leves e moderadas são suficientes para fortalecer a musculatura, melhorar o equilíbrio e reduzir a rigidez articular. “Modalidades de baixo impacto, como caminhada, natação e tai chi, são alternativas seguras para preservar as articulações sem sobrecarregá-las”, indica o Johns Hopkins Arthritis Center.

Hidratação como aliada das articulações

O terceiro passo importante é a hidratação. A cartilagem, tecido que cobre a extremidade dos ossos, agindo como amortecedor e lubrificante, depende de água para fazer com que eles deslizem uns contra os outros com facilidade durante os movimentos. “A cartilagem é feita de 80% de água. Portanto, quanto mais água você beber, mais saudáveis serão suas articulações”, afirma Ayers.

Fotos Canva
Imagens de pessoas se exercitando caminhando em grupo ao ar livre e de uma mulher jovem negra bebendo água.
Articulações precisam de exercício e água

Depois da hidratação, o controle de peso é outro fator de atenção. Embora as articulações sejam feitas para sustentar uma certa quantidade de carga, sobrecarregá-las tende a levar à deterioração prematura da cartilagem, especialmente na parte inferior do corpo. “Mesmo uma redução modesta de peso já ajuda a diminuir a pressão articular, reduzindo a chance de lesões e dor crônica”, explica Ayers.

Nutrientes que preservam as juntas

Uma alimentação saudável reforça os itens de cuidados citados até aqui. Conforme o Johns Hopkins Arthritis Center, uma dieta rica em frutas, vegetais, peixes, nozes e feijões e pobre em alimentos processados e gorduras saturadas também faz bem às articulações. “Uma alimentação baseada na dieta mediterrânea pode reduzir a inflamação que danifica as articulações e leva à osteoartrite”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sexto passo para manter as articulações saudáveis é a postura — em pé e sentado. Manter a cabeça nivelada e alinhada com o corpo e contrair o abdômen ao andar estão entre as recomendações. Já sentado, colocar as costas contra o encosto da cadeira, manter a cabeça nivelada e alinhada com o corpo e apoiar os pés no chão ajudam a evitar estresse nas articulações e, por conseguinte, o desgaste da cartilagem.

Fortalecer os ossos protege a cartilagem

Por fim, manter os ossos saudáveis é tão importante quanto proteger a cartilagem. “Uma dieta rica em cálcio e vitamina D é uma medida adicional para garantir a saúde das articulações”, reforça a pesquisa do Johns Hopkins Arthritis Center. Atum, salmão, gemas, leite e sucos são alguns dos alimentos que fornecem os nutrientes. Também é uma boa ideia limitar o consumo de refrigerantes, café e álcool.

Reunidos, os sete passos formam um conjunto de medidas capazes de preservar as articulações por muito mais tempo. “A prevenção é muito mais eficaz do que tentar tratar danos já instalados”, afirma Ayers. Portanto, ao adotar hábitos simples de forma consistente, é possível reduzir riscos futuros e manter a mobilidade como um bem precioso. Basta fazer pequenas mudanças no estilo de vida.

PUBLICIDADE


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo
error: Conteúdo protegido.
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site, além de ajudar nossa equipe a entender quais seções você achou mais interessantes e úteis.