Por Redação Foz
O guardanapo é um dos elementos centrais da etiqueta à mesa. Sua função vai além de proteger a roupa: também garante higiene, evita constrangimentos e revela cuidado com quem está ao redor. Saber como usar guardanapo do jeito certo faz diferença em situações formais e informais, sejam encontros entre amigos ou jantares de cerimônia. São detalhes, mas que revelam educação.
“Os guardanapos de tecido são obrigatórios em ocasiões formais e ficam sempre no centro do prato ou à esquerda dele”, explica a especialista em comportamento à mesa Rosana Fa. “Já os de papel podem aparecer em encontros informais, mas ficam posicionados somente à esquerda do prato. O uso do de papel em eventos formais não é adequado, mas o contrário é permitido”, acrescenta.
Como usar guardanapo ao sentar
O modo correto de utilizá-los também varia. Rosana orienta que o guardanapo de pano seja aberto discretamente, sem movimentos exagerados ou agitados, e colocado no colo. Caso esteja em um anel, este deve ser retirado e posto acima do garfo, à esquerda. O guardanapo de papel, por sua vez, não vai ao colo. Deve permanecer dobrado à esquerda do prato e ser usado de forma contida.
Em algumas ocasiões, o anfitrião oferece dois guardanapos no mesmo anel, um de pano e outro de papel. “Quando isso acontece, a pessoa pode utilizar os dois. O de papel, nesses casos, serve para as mulheres removerem o excesso de batom antes da refeição, evitando assim manchar o de tecido. Os homens podem deixá-lo à esquerda do prato, pois para eles não costuma ter serventia”, afirma a especialista.
De acordo com as regras, a pessoa deve abrir o guardanapo de tecido, dobrá-lo ao meio, colocá-lo no colo e limpar a boca com o lado interno da dobra para ocultar a sujeira. “Após o uso, ela deve dobrá-lo novamente e colocá-lo sobre o colo”, explica Rosana. Já o guardanapo de papel permanece dobrado, e o lado que se utiliza para fazer a limpeza também é o interno.
Foto stockking

Informalidade também pede guardanapo
Como usar guardanapo e não confundir
Rosana esclarece que nunca se deve usar o guardanapo, de tecido ou papel, como babador — que alguns restaurantes específicos às vezes oferecem, como os de frutos do mar ou cantinas italianas tradicionais. Ele é descartável e serve para evitar que molhos respinguem na roupa. “Nunca coloque o guardanapo no pescoço. Ele pertence ao colo e deve permanecer ali durante toda a refeição”, ressalta.
Outro detalhe importante é a limpeza dos lábios antes de beber. A especialista lembra que limpar a boca com o guardanapo evita manchas nos copos, além de ser um gesto de atenção com a apresentação da mesa. “A função principal do guardanapo é proteger a roupa e esconder resíduos de comida, gordura ou molho, mas também evitar manchas nos copos ou taças”, explica Rosana.
Onde deixar o guardanapo
Ao se levantar, por exemplo, para ir ao toalhete, deve-se colocar o guardanapo de tecido sobre a mesa, nunca na cadeira. “É uma questão de higiene e bom senso. Cadeira é lugar de sentar”. Rosana orienta que a pessoa o coloque ao lado esquerdo do prato, sempre dobrado para ocultar a parte suja. Quando a refeição termina, o procedimento a seguir é o mesmo. Mas convém aguardar que a anfitriã sinalize que também terminou.
Se o guardanapo cair no chão, o correto é pedir outro ao garçom. “Nunca se deve pegar o que caiu e colocá-lo de volta no colo”, alerta Rosana. O mesmo vale para o de papel. Também é errado — se for o de papel — amassá-lo e depositá-lo dentro do prato quando a refeição termina, assim como deixar o de pano de forma desleixada na mesa. Preservar o aspecto limpo até o final é a regra.
Cuidados extras com o guardanapo
A especialista lembra ainda que, em ambientes ao ar livre, o vento pode facilmente levar o guardanapo de papel. Em circunstâncias assim, recomenda-se prendê-lo discretamente sob o prato. Enfim, saber como usar guardanapo é mais do que decorar regras de etiqueta. Trata-se de valorizar a convivência social e demonstrar respeito por quem compartilha a refeição.
