Por que Foz
Foz tem um vasto simbolismo. A foz do Rio Nilo, berço do Egito Antigo, era reverenciada por sua importância agrícola, econômica, política e militar. Na Índia Antiga, a foz do Rio Ganges atraía peregrinos de toda parte em busca de purificação e renovação espiritual em suas águas — e até hoje atrai.
Em prosa e verso, o deságue dos rios no mar nem sempre é literal. Tanto pode simbolizar o fim de uma jornada e o início de outra; o medo diante do desconhecido; ou o entrelaçamento de destinos. Na frase “Você deságua em mim, e eu, oceano”, Djavan romantizou a confluência das águas na música Oceano.
Foz, portanto, é fluxo e encontro. De rios com o mar; de caminhos com propósitos; e de informações com o público — eis por que Foz. Oferecer conteúdo não apenas útil, mas despertar os leitores para si mesmos, é sua linha editorial. No campo simbólico, que a junção com eles floresça mutuamente.
Guia
Embora voltada para o bem comum, a revista visa com seus textos a provocar o indivíduo, principal agente da ação de fato transformadora — o óbvio que Gandhi percebeu quando disse: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. O conselho talvez nunca tenha sido tão urgente quanto nos dias atuais.
Por ter como efeito moldar as pessoas, e estas, o mundo, a mudança preenche o tempo. A cada autoajuste — físico, mental, social, comportamental, profissional etc. —, o entorno é influenciado, para o bem ou para o mal. A Foz também acredita no poder do exemplo, e vai buscar dividir sempre o melhor com os leitores.
Quem dirige
A Revista Foz tem como editor Luiz Otávio Alvarenga. Na sua longa trajetória profissional, foi repórter, redator e editor em empresas como Jornal dos Sports; Infoglobo (O Globo); Agência Noticiosa Sport Press; Bloch Editores (Manchete e Geográfica Universal); e Ediouro Publicações.
Após 15 anos de carreira jornalística, ingressou na Universidade Gama Filho (UGF) como professor de jornalismo. Lá, coordenou ainda o núcleo acadêmico de produção dos jornais e blogs vinculados ao Curso de Jornalismo e ao Departamento de Marketing da universidade. Em seguida, criou a Editora Solo.