Caminhar, uma atividade natural e eficaz de condicionamento físico

Visão por trás dos pés e de parte das pernas de uma mulher a caminhar ao ar livre para se exercitar
Por Redação Foz

Simples e natural, caminhar regularmente é bem eficaz quando se trata de manter o corpo em boa forma, e uma ótima alternativa para aqueles que não gostam de academia e rotinas rígidas de exercício. Próprio da natureza humana, andar é também uma atividade benéfica no sentido metabólico. O movimento libera substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo.

Ganho adicional

Se não bastasse, quando novos hábitos são incorporados à rotina o ganho é reforçado. Por exemplo, usar mais a escada em vez do elevador. “Trocar o elevador e a escada rolante pela escada, ou andar mais de ônibus e metrô para poder caminhar até o destino são escolhas adicionais que revigoram o condicionamento físico”, explica o especialista em cardiologia Gustavo Lenci Marques.

Conscientizar-se sobre os benefícios de manter o corpo em movimento ajuda nas decisões do dia a dia. Além de subir escadas e caminhar, adotar atividades como jardinagem, dançar enquanto arruma a casa, e levar o cachorro à rua diariamente não só mantém os músculos e o metabolismo ativos, como proporciona momentos de prazer e descontração.

Gatilhos para caminhar

Assim como muitos objetos que precisam ser usados com frequência para não enguiçar — o carro é um deles, se ficar muito tempo parado tende a dar algum problema mecânico —, o corpo necessita estar em movimento constante para que não haja atrofia muscular e perda de flexibilidade. Recorrer a comparações semelhantes pode ser útil como gatilho mental para se manter ativo.

Há muitas outras circunstâncias nas quais é possível substituir o comodismo pela ação. Exemplos: preparar uma refeição em casa em vez de pedir comida; não usar táxi ou uber quando der para ir a pé — a não ser à noite; e arrumar a cama logo ao levantar. Parece pouco, mas escolhas conscientes aumentam de forma significativa a quantidade de movimento que se faz ao longo da vida.

Fotos Freepik
Imagem 1. Mulher jovem sorrindo ao caminhar e dançar na sala de estar com equipamentos de limpeza. 
Imagem 2. Close por trás das pernas de uma mulher a caminhar com seu cachorro na rua
Toda atividade física agrega

Caminhar em casa

Poder caminhar em pistas apropriadas, ruas arborizadas ou à beira mar talvez seja uma motivação extra. Apreciar a paisagem, as árvores, os pássaros e as flores estreita a conexão com a natureza, e, ao mesmo tempo, é relaxante — além de ser uma oportunidade para conhecer e conversar com pessoas novas. Mas não ter as opções por perto nunca deve ser empecilho. Afinal, feito é melhor que perfeito.

Em dias chuvosos ou frios, não é preciso ter uma esteira em casa para caminhar. Um percurso de 20 minutos entre os cômodos, ao som de uma música dançante para estimular, é o bastante para compensar. Se houver escadas, melhor ainda. Recorrer a vídeos de exercícios na internet como inspiração é válido. Enfim, com criatividade sempre é possível se adaptar às circunstâncias.

Saúde mental

Movimentar-se não gera apenas benefícios físicos, mas também mentais. Já está mais do que comprovado que a prática regular de exercício faz com que o organismo libere substâncias que combatem o estresse, a ansiedade e a depressão, além de regular o sono e elevar a autoestima. Assim, a simples atividade de caminhar se converte em uma fonte poderosa de saúde e bem-estar.

Um estudo de 2022, publicado no The Lancet, com base em dados de 47 mil pessoas que usaram um contador de passos, concluiu que, quanto mais se caminha ao longo do dia, menor o risco de morte por qualquer causa, independentemente da idade e da velocidade da caminhada. Os benefícios foram observados a partir de três mil passos diários, o que dá cerca de 2,4 km, o equivalente a andar 30 minutos no shopping. Facinho.

Vantagens de caminhar

É barato — Para caminhar, não é preciso pagar um centavo. Tampouco são necessários equipamentos. No máximo um contador de passos — mas não é imprescindível. Em todo caso, para quem não tem um, há smartwatches bem em conta no mercado com a função inclusa. É útil por dar uma medida exata dos passos e estimular a andar mais.

Variação — Ao caminhar a céu aberto, mesmo que o lugar não mude, a atmosfera nunca é a mesma, pois os dias jamais são iguais. Quando se pode variar de local, seja indo a um parque ou à orla de uma praia ou lagoa, renovam-se também as paisagens.

Paz — Natureza tem a ver com paz, beleza e introspecção. Poder desfrutar das mudanças de estação à medida que o corpo e a mente mudam é uma experiência única — assim como a sensação da brisa tocando a pele, o som dos pássaros e o cheiro da vegetação.

Sol — Além de benefícios como emagrecer, reduzir o açúcar no sangue, fortalecer o coração, aliviar dores nas articulações, aumentar a imunidade e a energia, tonificar os músculos e construir resistência, tomar sol ao caminhar estimula o organismo a produzir vitamina D, fundamental para o bom funcionamento do corpo como um todo e a prevenção de doenças.

Antiestresse — As endorfinas, analgésicos naturais responsáveis pelo humor, ficam adormecidas até que o corpo entre em movimento. Caminhar faz com que “acordem”, e ajudem a aliviar o estresse, a limpar a mente e a aumentar a criatividade.

Sociabilidade — Além do prazer e dos benefícios da atividade em si, caminhar ao ar livre oferece muitas vezes a chance de conversar com pessoas novas, mesmo que por alguns minutos. E interações sociais são quase sempre momentos proveitosos, nos quais se pode aprender algo ou dar início a uma amizade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo
error: Conteúdo protegido.